Em uma movimentação estratégica, o Grupo Rohden, de Santa Catarina, adquiriu a unidade fabril da Tramontina Madeiras S.A. localizada em Encruzilhada do Sul/RS. O contrato foi assinado em junho, e a Rohden assumirá a operação na planta de aproximadamente 33 mil m² de área construída. O valor não foi divulgado e a compradora sinalizou que deverá manter o quadro atual de funcionários da fábrica.
Reconhecida como a maior produtora de portas do Brasil, a companhia pretende aproveitar o maquinário da unidade para fabricação de componentes para seus produtos. A compra permitirá ao Grupo Rohden ampliar sua capacidade produtiva e expandir seus trabalhos nas fábricas em Salete, Pouso Redondo e Taió, em Santa Catarina.
Inaugurada em 1990, a fábrica da Tramontina Madeiras S.A utiliza madeira de pinus. A planta recebeu aporte de tecnologia para aproveitamento da matéria-prima e hoje mantém uma estrutura moderna e bem equipada para produção de madeira serrada e utilidades.
Fundada em 1938, a Rohden é conhecida por estar entre as maiores empresas do Sul do país, e entre as 50 maiores de Santa Catarina. Em seus três parques fabris de SC, o Grupo conta com cerca de 100.000 metros de área construída, unindo as três unidades. Produz atualmente 6.000 portas por dia, que atendem o mercado brasileiro, além de exportar para Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.